quinta-feira, 8 de maio de 2008

Ciclone mata e devasta tudo em Mianmar na Ásia


Cem mil pessoas podem ter morrido em Mianmar


Shari Villarosa, que dirige a Embaixada dos Estados Unidos em Mianmar, especulou hoje que o número de mortos por causa do ciclone que atingiu o país poderia chegar a 100 mil. Ela afirmou que o ciclone derrubou 95% de todos os imóveis que existiam na área afetada. Shari advertiu ainda que falta água e comida no delta do Rio Irrawaddy e qualificou a situação na região como cada vez mais tenebrosa.

Sobreviventes famintos do ciclone do último fim de semana em Mianmar saqueavam lojas das cidades devastadas no delta do Rio Irrawaddy, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Enquanto cadáveres flutuam em poças de água e testemunhas relatam casos de sobreviventes buscando desesperadamente um lugar seco a bordo de botes com lençóis usados como velas.

Horsey acredita que o número de mortes ainda aumentará dramaticamente. De acordo com a mídia estatal birmanesa, 22.464 mortes foram confirmadas. Mas dezenas de milhares de pessoas estão desaparecidas, alimentando temores de que o custo humano da catástrofe tenha sido muito maior. Fotografia do mesmo sítio.