quarta-feira, 30 de junho de 2010

Virando com a "Geração da viragem"

Muitos são os textos a falar sobre a chamada "geração da viragem". Todos mostram suas percepções e ilações a respeito da designação e seu significado. Não compete a mim discutir o assunto neste momento, mas me parecei interessante o conteúdo da imagem (caricatura) abaixo retirada no "diário de um sociólogo". A razão é que o giro sugerido é anti-horário e algumas questões me ocoreram: Será que a "geração da viragem" está virando os tempos para o passado? Será que há alguns ideais do passado que devem ser resgatados? Haverá alguma relação entre a imagem e a realidade moçambicana quanto ao modo de se abordar a viragem? Não estaremos nós os moçambicanos a perder tempo falando da viragem no lugar de "virarmo-nos" perante a realidade sócio-económica do país? E, por fim, sem ser todas, Não seria bom eu calar a minha boca perante tanta inquetação?
Apenas queria sugerir a "viragem" na forma como abordamos a "viragem" no contexto da designada "geração da viragem".