segunda-feira, 9 de junho de 2008

Órgão de Turismo da SADC reúne em Maputo

Segndo o diário Canal de Moçambique de hoje, vai decorrer entre hoje e amanhã, no Hotel Girassol, em Maputo, a 38ª reunião da ROTOSA- Organização Regional da África Austral sobre o Turismo. Pela importância que o assunto tem para as temáticas deste blog aqui reproduzi a noticia.
"Da agenda do encontro consta, para além da reverificação dos pontos acordados no último encontro realizado na cidade sul-africana de Johannesburg no passado mês de Fevereiro, a análise da situação financeira da organização e ainda delinear estratégias sobre os benefícios que o turismo dos países da região podem obter com a realização do mundial 2010 na África do Sul. Rafael Nambale, porta-voz do Mistério do Turismo (MITUR) explicou à reportagem do «Canal de Moçambique» que a ROTOSA é uma organização da SADC vocacionada ao marketing, promoção, relações públicas no mundo sobre as potencialidades do turismo da região.
"Por isso da sua agenda faz parte o debate da questão financeira da organização porque há problemas nesta área. Não se pode fazer marketing sem dinheiro dado o facto de haver alguns países que não pagam ainda as suas cotas" disse Nambale acrescentando que um outro aspecto que será abordado está relacionado com a UNIVISA. Nambale informou ainda que a ROTOSA está ainda preocupada com o delineamento de estratégia para o turismo regional tirar os melhores benefícios possíveis com a realização do mundial 2010 na África do Sul".
"Pretende-se que as Áreas de Conservação Transfronteiriça e os países da região tirem o seu maior proveito em termos de benefícios pois são muitas as potencialidades nelas existentes e várias pessoas que irão à Africa do Sul para assistirem aos jogos do mundial vão querem visita-las. Então, a COTOSA pretende criar estratégias conjuntas para se tirar benefícios conjuntos", disse. O nosso interlocutor apontou que é do interesse da organização a criação, durante a copa 2010, de um Stand conjunto das Áreas de Conservação Transfronteiriças sob logótipo da TFCA, para a promoção do turismo da região de grande potencial. A mesma fonte fez recordar que os nove países da região possuem cerca de oito áreas de conservação transfronteiriças nomeadamente: "A Área de Conservação Transfronteiriça Kavango Zambeze; Área de Conservação Transfronteiriça Shashe Limpopo; Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo; Parque Transfronteiriço Kgalagadi; Área de Conservação Transfronteiriça de Lubombu; Parque transfronteiriço A/AI Richtersveld; Área de Conservação Transfronteiriça Maloti Drakensberg com um grande potencial por ser aproveitado", disse.
Rafael Nambale recordou que a COTOSA é um organismo composto por cinco comités: de imigração; de sistemas informação; de controlo consular; cooperação policial e de cooperação judicial. Relembrou entretanto que o Governo moçambicano através do Ministério do Turismo já iniciou há bastante tempo acções visando a sensibilização de várias instituições governamentais, sociedade civil e empresários, designadamente, com vista a prepararem-se para tirarem do mundial 2010 na África do Sul os maiores benefícios.