No pretérito final de semana, a vila de Quissico acolheu o M’SAHO2007, este festival de timbila ocorreu numa altura em que a vila comemora o 35o aniversário de sua elevação à categoria de vila. No palco do miradouro de Quissico desfilaram vários grupos de timbila abrilhantando os presentes, mesmo com a ameaça de mau tempo que se fez sentir na zona Sul do país.O público esteve presente e não faltaram momentos de conversa em Chope (nome da língua local). Faltou a famosa Xiguinha de Cacana (nome de um prato local) e um pouco de Mujambarau (sumo de cajú fermentado). Deu para mexer um pouco o esqueleto ensaiando alguns passos de dança a maneira dos Vachopi.
A briza dos lagos Quissico anenizou o ambiente e ofereceu a sua vislumbrante paisagem, numa combinação de palmar e água e dunas protetoras das lagoas contra a invasão do mar. Recorda-se que timbila é actualmente considerado património cultural da humanidade, título atribuído pela UNESCO em reconhecimento do valor cultural timbila possui para Zavala em particular e para o país e o mundo.
Não faltou um pouco de tudo, desde a comida, bebida, música, canto, dança e também alguns excessos.As fotografias tentam trazer para o leitor, a imagem parcial daquilo que aconteceu. Você que não esteve, se é amante da tradição, certamente que perdeu um momento que acontece apenas uma vez a cada ano.
